PRINCIPAIS INTERAÇÕES ENTRE OS NUTRIENTES

É importante sabermos a função de cada nutriente, porém, a grande importância de realizarmos uma alimentação completa e variada está na combinação de nutrientes que estamos ingerindo, e dessa forma, fortalecendo nossas células e nosso organismo. A seguir, conheceremos um pouco sobre a interação, positiva ou negativa, que cada nutriente tem com o outro.

Ferro e Cálcio

Alguns trabalhos tem demonstrado que determinadas formas de suplementos de cálcio podem inibir a abosrção de Ferro não heme, encontrado em feijão, na soja, na lentilha e no espinafre, se ingeridos simultaneamente. Entretanto, vale lembrar que a presença do cálcio na mesma refeição que contenha ferro, não altera a absorção do tipo heme, encontrado principalmente nas carnes e melhor aproveitado pelo organismo. Mas de qualquer maneira, é importante que os alimentos fontes de cálcio ou os suplementos do mineral sejam consumidos fora dos horários das refeições principais (almoço e jantar), já que elas são as mais ricas em ferro, para não haver prejuízo no aporte deste nutriente.

Ferro e Zinco

O execesso de Ferro na alimentação pode interferir na biodisponibilidade de zinco e vice – versa. Em controvérsia, alguns estudos vem demonstrado que quando o ferro está na forma de alimento enriquecido parece não interferir na abosrção do zinco, a menos que a ingestão deste seja muito baixa.

Ferro e Vitamina C

O ácido ascórbico aumenta a disponibilidade de ferro nos alimentos independentemente do estado nutricional do indivíduo, podendo influir no transporte e armazenamento de ferro no organismo.

Ferro e Vitamina A

O retinol sérico tem uma relação direta com a hematopoiese, ou seja, produção de células vermelhas. A vitamina A não interfere na absorção do ferro. A relação existente é que a deficiência de vitamina A prejudica a mobilizaçào de ferro das reservas.

Cálcio e zinco:

Dietas ricas em fitatos apresentam um compromentimento na absorção de zinco. O fitato está concentrado nos cereais, farelos, grãos integrais e leguminosas. Uma das formas de hidrolisar e minimizar os efeitos dessa interação é a cocção dos grãos ou remolho das leguminosas.

Zinco e vitamina A

O zinco é responsável pela formação da proteína transportadora de retinol e pela conversão do betacaroteno em vitamina A. Na ausência de zinco não haverá mobilização de vitamina A do fígado para a circulação, interferindo em sua biodisponibilidade.

Zinco e proteína

A presença de proteínas de alto valor biológico e, consequentemente, dos aminoácidos favorece absorção de zinco nos enterócitos.

Zinco e Cobre

O excesso de zinco diminui a absorção de cobre. O mecanismo proposto para essa interação está baseado na observação de que o zinco em grandes quantidades leva ao aumento da síntese de uma proteína que tem afinidade em se ligar com o cobre, impedindo sua absorção. Lembrando que o zinco está presente em: carnes bovinas, peixe, aves, leite e derivados, frutos do mar; sendo que as melhores fontes de cobre são: frutos do mar, fígado, rim, nozes, frutas secas.

Vitamina D e Cálcio

A interação positiva entre vitamina D e cálcio está bem documentada. A presença de vitamina D na dieta contribui para a absorção de cálcio no intestino e ainda diminui a sua eliminação pelos rins. Lembrando que as melhores fontes de vitamina D são: óleo de fígado e de peixe. Em seguida, estão o fígado, a manteiga e a gema do ovo. Também vale lembrar que uma forma de se obter a vitamina D naturalmente, é através da exposição aos raios ultravioletas da luz solar.

BIBLIOGRAFIA:

Galisa, Mônica; Esperança, Leila; Sá, Neide; Nutrição Conceitos e aplicações; M. Books do Brasil Editora Ltda, São Paulo, 2007.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s